Preencher um bom currículo é o primeiro passo para conseguir encontrar seu próximo trabalho, mas todo esse trabalho pode ser jogado fora se alguns detalhes passarem despercebidos. Listei os 6 erros mais frequentes na elaboração de currículos, assim você pode evita-los.

 

  1. Foto informal

Uma foto sua, sozinho, em um fundo neutro (uma parede branca, por exemplo) e mostrando seriedade, é muito mais formal do que uma foto com mais pessoas, ou selfies em uma festa. Estar arrumado para uma foto séria é diferente de estar produzido para a balada, então prefira fotos que mostrem seriedade quando pensar em incluir uma no seu currículo.

 

  1. Excesso de informações

Não se empolgue nos dados, excessos de informações deixam passar o que você possui de mais relevante. Prefira descrever brevemente os cargos que desempenhou, sem demorar muito em pequenos detalhes. Lembre-se: seu currículo não precisa CPF, RG, ou documentos que não farão diferença no processo seletivo.

Caso você possua muitos cursos, inclua os de maior duração e mais relevantes para o cargo que procura. Incluir informações demais é tão ruim quanto colocar poucas informações, então seja cauteloso.

 

  1. Elogiar a si mesmo

Nas suas habilidades e qualificações profissionais dizer que você é simpático e perseverante é desnecessário. Guarde os adjetivos para que o entrevistador os atribua a você. Elogiar a si mesmo é uma das piores formas de fazer com que o recrutador note suas qualidades, e pode ter o efeito contrário.

 

  1. Lacunas

Se você trabalhou entre 2002 e 2004, só voltou a trabalhar em 2012, e não possui nenhum curso entre esse período, o recrutador questionará o que você fez entre 2004 e 2012. 8 anos é um período extenso, então não é recomendado deixá-lo em branco. Prefira descrever o que fez nos intervalos de tempo sempre que possível.

 

  1. Erros ortográficos

Apresentar erros de português ou de digitação é uma das coisas que um recrutador vê, e podem resultar em uma má impressão para ele. Antes de concluir ou imprimir seu currículo, revise sua ortografia, manter erros ortográficos pode demonstrar que você não leu seu currículo atentamente antes de enviá-lo.

 

  1. Mentiras e exageros

Exageros nas qualificações e habilidades, ou datas incoerentes com o texto do currículo, geram desconfiança no recrutador. Falar que trabalhou em várias empresas ou que possui uma segunda língua fluente se você de fato não possuir, podem comprometer sua contratação, mesmo porque na coleta de informações e na entrevista o recrutador pode descobrir a realidade. A dica é: seja claro, evitando frases ambíguas ou difíceis de interpretar, e sincero, falando apenas de qualificações e experiências que você realmente possui.

 

Agora que você já viu onde não pode falhar, está pronto para revisar seu currículo?

 

A propósito, vamos aumentar suas chances de contratação criando um currículo no Jobzi? É grátis!

CRIAR MEU CURRÍCULO

 

Boa busca 😉

 


Comments

0
There are no comments.