Ter um banco de talentos pode ser a estratégia de recrutamento mais eficaz que sua empresa adotará para contratar os talentos mais demandados pelo mercado. Os benefícios em ter um banco de talentos podem não ser vistos a primeiro momento, mas serão visíveis quando sua empresa estiver se desenvolvendo e buscando por novos colaboradores.

Neste post você encontrará os principais benefícios de ter um banco de talentos, e algumas formas de criar seu próprio banco de talentos.

Vamos aos conceitos: Um banco de talentos é um arquivo no qual você guarda os currículos ou mais informações sobre pessoas interessadas em trabalhar em sua empresa. Quem define o quão específicas as informações serão, é você – essas informações podem ser muito úteis para agrupar os currículos, seja por área do candidato, especialização, ou outros critérios que você pode definir.

É interessante ter um banco de talentos para cada cargo da sua empresa, assim você saberá para qual arquivo recorrer a cada nova vaga aberta.

Vale reforçar que um banco de talentos deve conter informações de qualidade sobre os candidatos, principalmente habilidades, possíveis cargos a preencher e o fit cultural de cada um deles.

Entre os benefícios de ter um banco de talentos, os dois que mais se destacam (e envolvem o bolso da sua empresa!) são:

Menos custos no recrutamento

Você não precisará divulgar a vaga com tanto esforço – você já terá pessoas muito interessadas em preenchê-la! Economize para outros esforços do seu RH!

Menos tempo para contratar

Você ativou seu modo “Sempre buscando talentos”. Isso significa que você já terá muitos candidatos quando precisar. Ah, e você já terá separado os candidatos de acordo com os seus critérios, então será muito mais fácil triar melhor seus candidatos, certo?!

Agora vai uma dica muito importante para reduzir mais tempo ainda com seu recrutamento

Comece a triagem dos currículos no momento em que eles chegam. Esse é um passo estratégico para manter um banco de talentos de qualidade. A sugestão aqui é criar uma pasta para currículos selecionados, e limitar seu banco de talentos a pessoas qualificadas para a vaga. Talentos são procurados por muitos recrutadores, e eles nem sempre se aplicam às vagas, pois os head hunters vão até eles. Isso significa que se você tiver um banco de talentos você estará em vantagem, pois mesmo sem anunciar sua vaga você já possui pessoas qualificadas para ela.

Bancos de talentos podem contemplar candidatos de diferentes origens, sendo elas:

  • Candidatos indicados pela equipe: Pessoas que algum colaborador indicou para eventuais vagas que possam abrir na empresa.
  • Participantes de outros processos: São os “vice campeões”, ou seja, não foram os escolhidos em processos seletivos anteriores por pouco, mas são ótimos candidatos para determinada vaga.
  • Eventos de carreiras: Você pode participar de eventos de recrutamento e seleção para fortalecer sua marca empregadora e atrair ótimos candidatos.
  • Talentos internos: Você sabe que recolocação é menos custosa e trabalhosa do que uma contratação – por isso é importante um banco de talentos de seus próprios funcionários.
  • Ex Funcionários: Muitas pessoas que saem da sua empresa podem querer voltar algum dia, e o bom é que já possuem afinidade com a cultura da sua empresa. Pode ser que tenham saído por não se adequarem ao cargo em determinado momento, porém se você envolvê-los com a oportunidade certa, eles podem estar abertos a isso.

Mas…

Por mais que você tenha um sistema muito bom de RH, pode ser que ele não contemple toda essa diversidade de talentos que podem surgir em seu banco de talentos. Nessa hora as planilhas são ótimas aliadas, mas podem ser muito trabalhosas dependendo do número de currículos.

Para armazenar estes currículos e especificá-los em planilhas, você pode utilizar arquivos na nuvem – que dará algum trabalho para a manutenção dos currículos. Caso prefira esta opção, crie pastas separadas para cada cargo, e subpastas especificadas com as características que você preferir.

Ou você pode experimentar a Jobzi, que possui soluções direcionadas para você criar e manter um bancos de talentos de qualidade sem perder tempo com planilhas.

Para candidatos: Busque vagas aqui.


Comments are closed.