Há algum tempo publiquei um artigo sobre como destacar um currículo (este aqui). Pontuei nele o que os recrutadores mais observam, mas recebi algumas perguntas sobre como destacar um currículo online. Sim, existe uma grande diferença!

Enquanto o currículo tradicional é aquele papel com limitação de espaço, o espaço do currículo online pode ser melhor aproveitado. Além do mais, você pode descrever melhor as coisas que já fez (não se empolgue, não precisa escrever um livro!) e não precisa entregá-lo pessoalmente às empresas.

Mas assim como o currículo tradicional, o online precisa de alguns cuidados, e possui também alguns pontos que são mais observados. Listei os principais, e espero ajudá-lo!

 

  1. Organização

Não escreva um texto inteiro sobre você, limite-se a um ou dois parágrafos, e as demais informações separe em seções. Pequenos blocos apresentando tópicos diferentes são interessantes, e não esqueça de falar sobre sua formação, experiências, habilidades e expectativas.

 

  1. Inclua link para sua rede profissional

Você utiliza LinkedIn? No currículo online você pode incluir o link do seu perfil.

Realizou publicações? Inclua o link do seu Currículo Lattes.

Incluir estes links ajuda ao recrutador perceber que o que você falou no currículo é verdade, e reconhecer seu talento.

 

  1. Foto

No currículo impresso a foto não costuma ser muito utilizada (e nem precisa), mas no currículo online a foto é interessante. Enquanto para o currículo impresso você se desloca até o local e as pessoas realmente te vêem, no currículo online o recrutador não tem a mínima ideia de como você é, então uma foto (formal, por favor!) faz uma grande diferença.

 

  1. Ortografia

Seu currículo online pode ter mais visibilidade do que o impresso, mas em qualquer uma das opções seu português deve estar perfeito. Revise seu texto, hoje existem muitas ferramentas para isso, até porque passar um corretor ortográfico é fácil e gratuito.

 

  1. Habilidades na área

Na maioria dos sites de emprego há mecanismos para encontrar colaboradores por meio de palavras chave. Quando você for incluir suas qualificações e habilidades, tente não deixar passar nada em branco. Inclusive, coloque palavras relacionadas à ela no decorrer da descrição do currículo, das experiências e graduação, assim seu perfil fica mais forte e mais fácil de ser encontrado.

 

  1. Perfil completo, mas objetivo

Como? Simples: coloque tudo o que fez, mas não demore em detalhes irrelevantes para o seu objetivo na sua área. É muito importante você descrever o que fez em um curso que tem peso na área que você atua/quer atuar, mas se você acha que algum curso não tem relação com o que você quer desempenhar, não precisa descrever detalhadamente o que fez nele, você pode apenas citar. Coloque tudo, sua descrição, suas experiências, idiomas, habilidades, objetivos, mas só detalhe o que for relevante.

 

  1. Inclua o link do seu currículo

Assim como nas redes sociais tradicionais, você possui um link único do seu perfil em sites de emprego ou redes sociais profissionais. Você pode incluir esse link nas suas redes, aumentando sua visibilidade e suas chances de encontrar seu próximo trabalho.

 

Agora que você sabe onde deve focar, vamos revisar seu currículo? Um currículo sempre atualizado é fundamental para seu destaque profissional.

 

Crie seu currículo na Jobzi e comece a buscar vagas gratuitamente!

CRIAR MEU CURRÍCULO AGORA

Para Empresas: Anuncie sua vaga aqui.


Comments are closed.