Colaboradores engajados, confiantes, entusiasmados e que se sentem parte da empresa, são essenciais para aumentar os resultados de qualquer organização.

No entanto, em uma pesquisa com os trabalhadores apresentada pela Globo no ano passado, 56% dos trabalhadores estavam insatisfeitos com seu trabalho. Isso significa que na maior parte das empresas há colaboradores infelizes com seu cargo ou com a empresa, resultando em baixa produtividade e baixos resultados. Também significa uma força de trabalho infeliz e doentia na sociedade.

Entretanto, felizmente, mais e mais empresas estão buscando aumentar o engajamento dos funcionários, pois percebem os benefícios e a importância do engajamento para construir uma empresa forte.

Comprometimento e engajamento dos funcionários resulta em melhor qualidade de trabalho, mais inovação, aumento da produtividade e melhoria na saúde dos funcionários. Tudo isso leva a baixas taxas de rotatividade, marketing boca a boca, e maior satisfação do consumidor.

Funcionários engajados buscam alternativas para melhorar os processos da empresa, resultando em ideias inovadoras e melhorando o ambiente de trabalho, podendo até criar um ciclo de engajamento entre a equipe.

 

Agora, você sabe como começar a aumentar o engajamento dos seus colaboradores?

Cultura

Vincular os objetivos individuais dos funcionários à missão, visão e valores da sua empresa, e mostrá-los isso, é fundamental para seu engajamento. A equipe precisa ter um propósito para levantar, sair de casa e ir para o trabalho, e chegar em um lugar onde cada indivíduo se sinta importante e parte de um time é necessário.

Lembre-se: a cultura organizacional deve propiciar um ambiente de trabalho leve, e isso deve ser construído por você e sua equipe todos os dias, não apenas para os colaboradores, mas também para os clientes se sentirem bem em sua empresa.

 

Horários flexíveis

Flexibilidade de horários possibilita aos colaboradores equilibrar a vida profissional à vida pessoal. Trabalhar com horários flexíveis estreita a relação entre colaborador e empresa, mostrando que a organização se importa com a vida pessoal de quem trabalha nela.

 

Aprendizado

Fornecer oportunidades para os funcionários aprenderem através de diferentes tipos de treinamentos pode aumentar o envolvimento, pois eles podem aprender métodos e técnicas que os ajudarão a ter sucesso em seus trabalhos e em suas vidas pessoais. Desenvolver mentores dentro da própria equipe é uma forma de treinamento de baixo custo, que possui bons resultados quando bem aplicado.

 

Feedback da empresa

O feedback faz com que os funcionários se sintam notados e trabalhem para causar uma boa impressão. Eles também sentem que os outros se importam com o trabalho, então eles começam a buscar responder de forma positiva. Comunicar como a empresa se sentiu com o trabalho do colaborador é crucial para mantê-lo envolvido em suas atividades, e buscando aprimorá-las.

Não esqueça: Assim como existe o feedback negativo, existe o feedback positivo, e ambos resultam em efeitos positivos quando equilibrados, e aplicados de forma consciente e planejada.

 

Opinião do colaborador

Você sabe o que seus funcionários querem? Pergunte. Ninguém melhor do que eles para te responder. Seus colaboradores estão envolvidos com todos os processos produtivos, os resultados, a satisfação dos clientes, e são as pessoas mais indicadas para contar-lhe o que precisa ser melhorado. Além de receber opiniões de pessoas importantes em seus processos, pedir a opinião dos colaboradores aumenta seu envolvimento com a equipe e seu engajamento com a empresa.

 

O engajamento da equipe se constrói a partir do momento da contratação. Contrate os melhores candidatos utilizando o Jobzi Empresas e veja seus resultados crescerem junto com sua equipe.

Abrir vaga


Comments are closed.