Assim como em outras áreas, um profissional de Recursos Humanos provavelmente já se perguntou quais são os principais atributos que um bom profissional da área deve ter. Em todas as áreas há características essenciais que os profissionais devem ter para obter sucesso, e em RH não é diferente.

Um profissional de RH, além de ser responsável por contratações, tem por objetivo gerir equipes e administrar pessoas, e precisa unir a intenção de utilizar o máximo da equipe ao desenvolvimento de pessoas comprometidas e que cuidam dos seus valores. Para tanto são necessárias características, sendo suas principais:

 

•Visão sistêmica

Enxergar a organização como um sistema que precisa da interação entre várias partes para ter sucesso tornam o RH estratégico e humano. Assim como o RH é parte da organização, perceber que os setores e a empresa são interdependentes é uma necessidade para o desempenho pessoal e profissional da equipe, e buscar compreender e vincular as pessoas aos valores e à visão da empresa é preciso para que todos busquem seus objetivos em comum.

 

•Imparcialidade

Se manter neutro e não se envolver pessoalmente com fatos que poderiam ter certa parcialidade é fundamental para que as decisões mais assertivas sejam tomadas.

 

•Organização

Ser organizado não é bom apenas para si, mas também para servir de exemplo ao próximo. Um profissional de RH organizado com seus papéis, emails e documentos é imprescindível para que o trabalho seja bem executado, bem como para que as pessoas vejam nele um exemplo de como devem seguir.

 

•Comunicação

Todo profissional de RH sabe que a comunicação é tudo, então se comunicar bem com as pessoas é fundamental. Ser capaz de lidar com pessoas se comunicando de forma eficiente e sem ruídos de comunicação, buscando compreender e praticando a empatia é muito importante em qualquer situação.

 

•Pensamento estratégico

É comum que o profissional de RH participa das decisões da empresa por conhecer e compreender a sua equipe. Para aumentar as chances de sucesso na tomada de decisão é necessário ter uma visão sistêmica da equipe, e um pensamento projetado para o futuro da empresa e de seus colaboradores.

 

•Liderança

Ser um líder motivando e inspirando pessoas é uma das qualidades principais para o profissional de RH. Naturalmente a liderança se desenvolve sendo organizado, comunicativo, estratégico e tendo empatia pelas pessoas, somados a demonstrar um bom exemplo a seguir.

 

•Saber acessar e interpretar informações

Utilizar os índices gerados pela empresa é muito importante para buscar melhorá-la. Dados como índice de rotatividade, produtividade individual, perfil comportamental, feedbacks, entre outros, são de responsabilidade do profissional de RH entender, gerenciar e buscar aprimorar constantemente.

Hoje em dia sites e softwares de RH também exigem sua capacidade de lidar com dados, além de sua compreensão em informática e constante capacitação sobre as novidades no mercado. A Jobzi é uma delas, e já se tornou a preferida de muitos profissionais por auxiliar em todo o processo de recrutamento e seleção (para saber mais clique aqui).

 

Se manter atualizado e buscar novas ferramentas participam da rotina de todo profissional de sucesso, e conhecimento nunca é demais. E lembre-se: sendo um bom profissional de RH você influenciará pessoas e impactará positivamente nas suas vidas.

 

Bom recrutamento!


Comments are closed.