Já estamos quase em outubro, e em pouco tempo as correrias de Natal se iniciam. A temporada costuma ter uma parcela significativa nos lucros anuais do varejo. Em algumas categorias, principalmente alimentos, as vendas de Natal podem chegar a corresponder mais de 40% das vendas totais do ano.

Por isso se preparar para essa época é tão importante. Neste período as visitas à sua empresa aumentam, e prestar serviços que façam o cliente querer voltar é um diferencial. Veja o que você pode começar a fazer a partir de agora para se preparar para este período, e garanta sucesso nas suas vendas do final de ano.

 

# Veja se sua equipe é suficiente para a demanda

Agora é hora de contratar serviços temporários. Estima-se que serão abertas 72,7 mil vagas temporárias neste Natal (Fonte: CNC), então garanta que as pessoas certas estejam trabalhando na sua empresa. Lembre de se preparar para possíveis folgas ou faltas de colaboradores, visto que nesta época as pessoas costumam ter as agendas mais agitadas, por se tratar de um período festivo.

Ter talentos capacitados e suficientes para atender a demanda crescente nesta época é essencial para que seus clientes comprem, e que voltem a comprar posteriormente com você.

 

# Treine e familiarize sua equipe

Uma sensação extremamente decepcionante é perceber que um cliente entende mais dos seus produtos do que a própria equipe. Certifique-se de ter uma boa comunicação interna, treine sua equipe para esse período, possua documentações claras e atualizadas sobre as condições de pagamento, promoções, descontos, crediários, etc.

Caso você tenha feito contratações temporárias, garanta que seus novos colaboradores conheçam tudo o que sua empresa oferece. Comunique sua equipe dos dias com maiores picos de movimento, e garanta que as escalas e turnos de trabalho sejam bem definidos e preenchidos, de acordo com a demanda dos clientes ou convenções coletivas de sua cidade.

 

# Promova o trabalho em equipe

Garanta que sua equipe esteja com seus objetivos alinhados, e que se sintam parte de um time. Nesta época, quando há novas contratações, é comum que os novos colaboradores não se sintam parte do time original. Um bom procedimento de integração, e atividades que promovam o trabalho em equipe, são sempre bem vindos.

A interação e cooperação entre seu time não garante apenas bons resultados para a organização, mas também promove qualidade de vida para a equipe, e aumenta suas chances de reter potenciais talentos para sua empresa.

 

# Documente, formalize e comunique o processo de venda

Existem diversas formas de ocorrer um processo de venda. Alguns exigem atendimento, outros são pautados no autoatendimento, e outros nem passam pelo atendimento com vendedores. Também há diversas normas e regras para manter os vendedores alinhados quanto às informações que passam aos clientes, como descontos, devoluções, condições de pagamento, entre outras.

Formalize as políticas e garanta que seus colaboradores compreendam, de forma simplificada, como deve ocorrer o processo de vendas dentro da sua empresa, e guiem o cliente da forma apropriada. Caso sua empresa ainda não tenha políticas formais e processos bem definidos, é ideal propor uma reunião com os vendedores para compreender como os processos devem ser padronizados ou aprimorados.

 

# Desenvolva formas de incentivo

Estabeleça metas individuais, e recompense os colaboradores que as alcançarem. Desenvolva metas acessíveis e ao mesmo tempo desafiadoras, e ofereça recompensas compatíveis com os resultados.

Conhecer as motivações individuais, e estipular recompensas personalizadas para cada pessoa, são formas de garantir que os colaboradores estejam realmente engajados com seus objetivos, principalmente quando os objetivos profissionais estão alinhados com os pessoais.

 

Seus colaboradores são a linha de frente da sua empresa. Seus clientes se dirigem a eles quando buscam sua empresa. Cuide bem da sua equipe que ela cuidará bem da sua empresa. Lembre-se que esta época costuma aumentar os níveis de estresse, então prepare sua equipe para garantir sucesso e um crescimento saudável.

 

Cadastre sua vaga na Jobzi e contrate funcionários capacitados para este final de ano.

CADASTRAR VAGA

Para candidatos: Busque vagas aqui.


Comments are closed.