Já pensou sobre quais habilidades você precisa começar a desenvolver para ter várias opções abertas para você?

O Fórum Econômico Mundial fez uma pesquisa em 15 países, e concluiu que até o ano de 2020 as 8 habilidades mais demandadas pelas empresas serão:

  1. Flexibilidade cognitiva: a capacidade de mudar o foco de atenção de forma eficiente. Pode estar ligada à habilidade de passar de uma tarefa para a outra de forma rápida ou simplesmente enxergar um problema de forma diferente, quebrando-o em pedaços para achar uma solução inovadora.
  2. Negociação: entender o contexto social/político/econômico de uma situação para poder mediar ou tomar decisões que minimizem conflitos. É uma habilidade que exige lidar com opiniões e expectativas divergentes.
  3. Julgamento e tomada de decisões: saber avaliar diferentes situações para tomar decisões embasadas em argumentos ou dados concretos
  4. Inteligência emocional: saber reconhecer as próprias emoções, e as dos outros, e lidar com elas de forma sensata. Um exemplo? Não descontar frustrações pessoais nos colegas.
  5. Coordenação com terceiros: o famoso trabalho em equipe, cada vez mais valorizado. A ideia é atrair gente que coordene tarefas e não simplesmente delegue serviços.
  6. Criatividade: trazer novas ideias e referências que nunca foram testadas na empresa. Quem nunca ouviu a tal frase “pensar fora da caixa”? Uma dica para exercitar a criatividade é conversar com pessoas de outras áreas da empresa, para tentar enxergar um mesmo problema de outro ponto de vista.
  7. Pensamento crítico: analisar uma situação ou problema de diferentes ângulos e conseguir usar argumentos de forma lógica para embasar sua decisão. Isso significa fugir do óbvio e, muitas vezes, questionar a si mesmo.  
  8. Resolução de problemas complexos: saber considerar as muitas variáveis e possibilidades envolvidas em um problema. Com departamentos em empresas cada vez mais sobrepostos e conectados, nem sempre os desafios têm uma relação simples e direta de causa e consequência.

E você, tem todas elas?

 

Busque um trabalho que combine com suas habilidades usando a Jobzi.

Quero me cadastrar!

Para Empresas: Anuncie sua vaga aqui.


Comments

0
There are no comments.