Primeiro vamos a um ponto muito interessante: como sei quem são os potenciais talentos da minha empresa?

Há muitas formas de identificar talentos, mas geralmente são colaboradores que mostram desempenho ou inovação superior aos demais. Características que podem ser observadas em talentos são atitude, percepção, empreendedorismo, criatividade, boa comunicação, integridade, trabalho em equipe, liderança natural, ética, compromisso com sua empresa e com a equipe, entre outros.

Mas saiba que quanto melhores e mais empenhados forem seus talentos, mais as empresas estarão atrás deles – e se sua empresa não tomar atitudes para mantê-los, os outros irão.

Para isso sua empresa precisa de uma estratégia de retenção de talentos que envolva desafios, recompensas, valorização e uma cultura organizacional forte. Além disso, há uma série de erros que precisam ser evitados, e podem ser decisivos para a saída de um ótimo funcionário da sua empresa.

# Você não sabe o que ele realmente quer. Se você não despertou no seu colaborador um interesse genuíno em seu trabalho ou não alinhou os interesses da empresa com os interesses do seu talento, ele não sentirá que está dando o máximo de si, e por isso buscará outros desafios.

# Você não está o desafiando. Talentos gostam de desafios – não estou falando de sobrecarga de atividades. Estou falando de ofertar tarefas que realmente desafiem seu potencial e estejam alinhadas com seus interesses. Tarefas que façam com que o colaborador aprimore suas habilidades, e cresça pessoalmente e profissionalmente.

# Ele não se sente parte da empresa. Um talento é tão importante pois ele é, de fato, um pedaço da empresa. Ele não apenas veste a camisa da empresa, mas faria o impossível para fazê-la crescer. Quando ele percebe que não está agregando valor, já é tarde. Talentos têm por motivação agregar valor às empresas e propor soluções melhores e inteligentes, e quando não o fazem, se sentem presos.

# Você não o escuta. Talentos possuem ideias, observações e sugestões que podem alavancar sua empresa (de verdade!) mas eles precisam ser ouvidos. Aqui há duas possibilidades: você não está dando abertura para seu talento, ou você não está dando atenção ao que ele te fala.

# Sua comunicação é falha. Uma das principais qualidades de um bom líder é uma boa comunicação – responder em um prazo satisfatório, expressar expectativas, possibilidades, manter compromissos firmados e reconhecer cada contribuição. Tudo isso faz parte de uma boa forma de se comunicar com sua equipe, e é essencial para manter colaboradores de qualidade ao seu lado.

# Falta transparência de sua parte. Você tomou uma decisão que o envolvia e não o comunicou a tempo, você não o informou sobre o rumo da empresa, você não deu um feedback – negativo ou positivo – sobre suas atividades… tudo isso contribui para uma sensação de estar perdido. Bons líderes mantêm seus colaboradores informados, e até pedem sugestões de soluções, na medida do possível, para que surpresas não aconteçam.

Perceba que as principais causas da saída de talentos das empresas estão ligadas ao seu relacionamento com seus líderes, seja pela proposta de desafios, pela possibilidade de crescimento, pela comunicação… O fato é que talentos querem ser parte da empresa, por isso eles não se sentem completos apenas com seu salário no quinto dia útil, por melhor que seja.

Eles precisam de uma boa comunicação com seus líderes, possuem sede de desafios, estão em constante busca por crescimento, e precisam estar alinhados com os valores da empresa. E esta é uma relação onde as duas partes ganham: Se você cuidar bem dos seus talentos, eles cuidarão bem da sua empresa. Anuncie sua vaga na Jobzi e encontre talentos para sua empresa.

Para candidatos: Busque vagas aqui.


Comments are closed.