Empresas de sucesso possuem colaboradores motivados e empolgados com sua carreira. Pessoas motivadas possuem um brilho diferente das demais, e são apaixonadas pelo que fazem.

Para cada qualidade que você quer que sua empresa tenha, antes de tudo é necessário que seus funcionários também tenham. Para clientes bem atendidos é preciso vendedores felizes, para produtos inovadores é preciso pessoas inovadoras. Por isso você precisa construir uma cultura organizacional forte e com pessoas apaixonadas pelo que fazem.

Neste artigo compartilho com você 5 passos para fortalecer a cultura da sua empresa.

1. Exemplo vale mais do que palavras

Os frutos de uma árvore são consequências da raiz. Se seus líderes são inspiradores, criativos, motivados e competentes, sua equipe também será. Se seus líderes trabalham apenas pelo salário, e estão sempre cansados, sua equipe seguirá o mesmo padrão.

Quer uma equipe apaixonada? Coloque líderes apaixonados para gerenciá-la. O responsável por estabelecer o padrão da equipe é o líder.

2. Tudo começa na contratação

Pessoas são contratadas pelas competências e demitidas pelo comportamento. Faz sentido para você?

Se você quer uma equipe apaixonada, precisa contratar pessoas apaixonadas e motivadas pela sua empresa – é impossível motivar alguém desmotivado. Contrate pelas qualificações somadas ao fit cultural, mas busque sempre priorizar o fit. Qualificações podem ser desenvolvidas, paixão não. É preciso contratar pessoas que vejam o salário como consequência, e não como a única motivação.

3. Não basta contratar, você precisa manter

Pessoas apaixonadas e motivadas precisam ser mantidas na sua empresa, certo? Então precisa partir de você oferecer um ambiente inovador, criativo e que mostre o quanto você se importa com cada um dos apaixonados pela sua empresa.

Não adianta nada contratar pessoas motivadas e apaixonadas, e não permití-los utilizar dessa paixão para fazer sua empresa crescer. Estas pessoas precisam de um ambiente que os permita utilizar seu potencial da melhor forma e provavelmente deixarão sua organização caso suas habilidades não sejam bem utilizadas.

4. Defina metas para curto e longo prazo

Estabeleça metas formais para curto e longo prazo. Metas de curto prazo motivam seu colaborador para o trabalho que ele desenvolverá hoje. Metas de longo prazo mostram para seu colaborador que você se importa com ele e possui uma função reservada para ele futuramente.

Essas metas devem ser definidas em conjunto com o colaborador, e disseminadas para a equipe. Esta divulgação das metas poderá ser um dos principais motivos para seu sucesso, uma vez que assim a pessoa estará responsável publicamente por cumprir com um objetivo.

5. Saiba quando é hora de deixar partir

Pessoas diferentes, e que celebram essas diferenças a cada dia, são essenciais para a empresa. Mas pessoas que não se encaixam podem ser um peso para sua organização. Se você percebeu que há uma pessoa que não possui uma energia boa, e acaba desmotivando seus outros funcionários, é hora de deixá-lo ir.

Será melhor para ele e para você. Se a paixão de um funcionário não é similar à paixão da empresa, e ele não está nada alinhado com os valores da sua equipe, é o momento de pensar na possibilidade de deixar de tê-lo no seu time.

Anuncie sua vaga na Jobzi para encontrar talentos alinhados à cultura da sua empresa.

Para candidatos: Busque vagas aqui.


Comments are closed.