A ciência tem dado passos gigantes com a análise de informações – e isso não é novidade.

Mas você sabia que entre essas informações pode estar o seu currículo?

Recrutadores têm utilizado cada vez mais a tecnologia para auxiliá-los no recrutamento e seleção de candidatos, e não tem como escapar disso.

O número de currículos impressos tem diminuído cada vez mais, e as candidaturas online aumentado, uma tendência que reduz muito o tempo utilizado na leitura e interpretação de currículos, e mostra aos recrutadores os currículos que realmente combinam com o candidato que estão buscando, aumentando a eficiência no recrutamento.

Neste artigo vou falar sobre como costuma ser realizado o recrutamento online e como você pode otimizar seu currículo para isso.

 

Mas afinal, como acontece o recrutamento online?

Existem várias formas de a ciência ajudar no recrutamento e seleção, e as que as empresas mais estão utilizando são os filtros e a inteligência artificial.

 

Filtros:

Você, como candidato, preenche seu currículo e inclui palavras chave nele que mais descrevem você, como suas habilidades, competências, características, entre outras. Quando a empresa vai buscar candidatos, filtra os currículos por meio de palavras chave, e se o seu tiver a palavra que eles procuram, seu currículo pode ir para a próxima etapa, onde é feita uma análise mais completa de cada currículo.

 

Inteligência artificial:

Algumas empresas já estão utilizando a inteligência artificial em praticamente todo o processo de recrutamento e seleção, principalmente por causa da assertividade e rapidez no processo. Há empresas que utilizam a similaridade com perfis de candidatos anteriores para o recrutamento, e as que utilizam a similaridade com a descrição da vaga. 

A similaridade com perfis de candidatos anteriores mostra seu currículo caso ele contenha palavras chave, experiências e estudos iguais ou parecidos com os currículos de candidatos que a empresa já gostou antes.

Já a similaridade com a descrição da vaga mostra seu currículo caso ele contenha palavras chave, experiências e estudos iguais ou parecidos com o que a empresa procura nos candidatos à vaga.

 

Todos esses métodos possuem suas particularidades, e cada plataforma de currículos online utiliza algum método para analisar os currículos. Compreender qual método que os sites utilizam é importante para você adequar seu currículo de acordo com a forma que ele será analisado.

 

Ok, entendi. Mas como posso me destacar caso os recrutadores estejam usando esses métodos para ver meu currículo?

Vamos pensar no caso de filtros. Palavras chave são o que mais será utilizado, então quanto mais palavras que falem sobre você, melhor. Não coloque várias palavras sem ordem, mas descreva você em frases com sentido utilizando palavras estratégicas, que podem ser usadas na hora de filtrar os melhores currículos. Não repita palavras que possuem o mesmo significado, mas procure variar, assim você terá um número maior de palavras chave que descrevam suas habilidades.

Agora, quando falamos de inteligência artificial, por se tratar de um método que analisa palavras similares, você não precisa colocar no seu currículo várias palavras chave com o mesmo significado, mas sim colocar o principal sobre você. Se você for habilidoso com gestão, por exemplo, automaticamente palavras como gerir e administrar serão consideradas semelhantes.

Se você não sabe como seu currículo será analisado, tente combinar um pouco dos dois. Crie um currículo com palavras chave bem diversificadas, e tente se manter objetivo. Neste artigo eu trouxe o que não pode faltar nos campos do seu currículo, e neste aqui trouxe dicas valiosas de como melhorar seu currículo online. Vale a pena dar uma conferida!

 

No Jobzi utilizamos a inteligência artificial tanto para encontrar vagas para você, quanto para mostrar seu currículo para as empresas e ajudá-las na seleção. Também te mostramos os principais campos que você precisa preencher em seu currículo, assim, se você preencher tudo certinho, nada passa despercebido!

 

 

Agora vamos preencher seu currículo no Jobzi? Você não precisa pagar nada por isso.

 

CRIAR MEU CURRÍCULO


Comments are closed.