Se você está esperando para ser chamado para uma entrevista de emprego, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas também estão esperando por um email ou ligação há muito tempo.

Você com certeza já se perguntou “Mas a vaga tinha tudo a ver comigo, por que não fui chamado?“… o problema é que não há uma resposta única para isso. Mas existem algumas coisas que podem te desqualificar como candidato a uma vaga, a ponto de você não ser chamado para uma entrevista.

Neste artigo eu trouxe motivos que costumam retirar os candidatos do processo seletivo, e podem ser as razões para você não ter sido convocado para aquela entrevista de emprego que você tanto esperava.

 

  • Seu perfil não se encaixa com o exigido no trabalho

Isso vale tanto para mais, quanto para menos. Se você não é qualificado para uma vaga, ou é qualificado além do que é exigido para ela, possivelmente os recrutadores não vão te chamar. Se você possui cursos demais para uma função que não exige tanto, os recrutadores podem “estranhar” sua candidatura ou pensar que você em breve deixará a empresa e procurará algum cargo mais satisfatório, então as chances de te chamarem, neste caso, também são baixas.

 

  • Seu currículo não foi encontrado nos filtros de busca

Muitas empresas hoje utilizam softwares que filtram currículos por palavras chave. Se o seu currículo não possui uma das palavras chave ele não será encontrado pelos recrutadores. Aqui falo mais sobre como otimizar seu currículo online para lidar com isso.

 

  • Há muitos concorrentes à vaga, inclusive internos

A empresa pode ter muitos candidatos à vaga, e como há muitas pessoas concorrendo, ela precisa usar critérios mais rigorosos para a seleção – e pode ser que seu currículo não correspondeu a algum deles. Também há casos de empresas que optam pelo recrutamento interno e preferem realocar um funcionário da empresa ao invés de contratar um novo funcionário.

 

  • Você não foi convincente

Por mais que suas qualificações sejam boas, não houve aquele diferencial que fizesse o recrutador gostar mais do seu perfil. Você pode ter enviado um currículo genérico, sem se direcionar à vaga. Também pode ter esquecido de dizer como deseja trabalhar naquela empresa se for contratado, como ela influenciará no seu plano de carreira, ou como você ajudou outras empresas a alcançarem bons resultados. Esses pontos são diferenciais que podem te aproximar da sua próxima contratação.

 

  • Redes sociais

Se você colocou no seu currículo o link das suas redes sociais, saiba que os recrutadores podem procurá-las. Neste artigo eu trouxe algumas dicas de como usar suas redes sociais a seu favor.

 

  • Erros e lacunas

Erros gramaticais podem ocorrer, por isso é sempre bom revisar seu currículo antes de enviá-lo. As lacunas também podem motivar os recrutadores a se perguntar o que você esteve fazendo durante o período em que não estava trabalhando nem estudando, busque evitá-las.

 

  • A vaga entrou em espera

Por algum motivo a empresa precisou encerrar a vaga sem ter contratado ninguém. Questões financeiras geralmente fazer com que a empresa repense se realmente precisa de um novo funcionário, e adie seu processo seletivo, preferindo esperar um pouco para contratar um novo colaborador.

 

Não posso garantir que uma dessas seja a causa para você ainda não ter sido contratado, mas espero que este artigo sirva para você refletir se há algo em que possa melhorar na sua busca de emprego. Lembre-se de colocar seus pontos principais no currículo, e não deixar nada para trás, assim você garante que os recrutadores encontrarão você.

Aproveite e utilize a Jobzi para buscar seu próximo trabalho. Temos os Jobzi Points que medem o quanto seu currículo se parece com uma vaga, assim quanto mais próximo você for de uma oportunidade, mais chances de ser chamado para uma entrevista!

Somos Jobzi, e estamos juntos pelo seu trabalho 🙂

 

Encontre um trabalho que tenha tudo a ver com seu currículo usando os Jobzi Points na Jobzi.

Buscar vagas

Para Empresas: Anuncie sua vaga aqui.


Comments are closed.