Gerenciar pessoas é uma tarefa desafiadora. Sabendo que pessoas são instáveis e possuem personalidade própria, não estando sempre abertas a críticas, sugestões ou opiniões, gerenciar um grupo de pessoas pode ser difícil.

A grande questão é que um grupo de pessoas gera muito mais resultados do que uma única pessoa. Ter um grupo motivado pelo mesmo objetivo, por mais desafiador que seja, resultará em engajamento e satisfação.

Este artigo é tanto para você, que está começando a gerenciar grupos de pessoas e buscando formas de fazê-lo, quanto para você que já possui experiência e quer aprimorar suas habilidades de liderança.

Eu trouxe algumas questões para você se questionar que podem ajudar você a motivar e conduzir sua equipe, para que ela produza bons resultados.

 

1. Quais são os objetivos da empresa e como minha equipe participa disso? Onde precisamos melhorar para alcançar cada um destes objetivos? Eu sou transparente quanto a isso?

Cada pessoa tem uma função dentro da empresa, e sempre há uma forma de mostrar que o objetivo da empresa é influenciado por essa função. É necessário que cada pessoa da equipe saiba que ela participa de algo muito maior do que a função dela, e que cada ação dela pode resultar em mudanças positivas ou negativas na empresa.

 

2. O que a equipe está achando da forma que eu lidero? Como posso ser um gerente melhor?

Dê liberdade à sua equipe para te contar como você pode melhorar – seja por meio de questionários anônimos, caixinha de sugestões, entre outros. Todos temos defeitos, mas essa não é uma desculpa para deixar de buscar evolução. Compreenda seus defeitos e encontre formas de lidar com eles.

 

3. Qual exemplo eu estou passando para minha equipe? Sou organizado, pontual e interessado? Com qual frequência busco treinamentos?

Se você quer que sua equipe seja organizada, pontual e engajada, seja você primeiro. Se você quer que sua equipe participe de treinamentos, mostre que você também participa. Nada é mais eficiente do que um bom exemplo.

 

4. Quão aberto eu sou a opiniões diferentes? Eu sei ouvir o que as pessoas querem me falar, ou julgo antes de dar a oportunidade a elas?

Pode ser que você esteja esperando ideias, sugestões e opiniões, mas não esteja preparado para ouvir o que as pessoas têm a dizer para você. Muitas pessoas só escutam o que querem ouvir (eu mesma já fui assim), e hoje percebo como é desanimador tentar propor novas soluções para essas pessoas.

Evite julgar antes de escutar. Respire fundo e reflita se faz sentido o que você pensa em dizer, ou se você apenas está “fechado” a opiniões. Você verá que isso se tornará um hábito e fará muito bem para você!

 

5. Com que frequência passo feedback à equipe? Eu sei elogiar e sugerir melhorias?

O feedback é uma forma muito eficiente de apontar falhas e mostrar pontos positivos da equipe com imparcialidade, por isso é interessante existir uma frequência para que os feedbacks aconteçam.

Não critique pessoas (muito menos em público). Faça críticas construtivas a ações específicas, e sugira melhorias. Da mesma forma, ao elogiar pessoas, exemplifique com ações. Desta forma você estará motivando as pessoas a agir novamente da melhor forma possível, ou a evitar ações que possam resultar em críticas.

 

Desenvolver novas habilidades para gerenciar grupos de pessoas nunca é demais. Além de aumentar sua habilidade de liderança, resulta em melhorias no seu relacionamento com outras pessoas e te estimula a sempre buscar crescer.

Entre todas as formas de desenvolver sua liderança, dar um bom exemplo é o ponto de partida – e uma das principais ferramentas para motivar pessoas. Um bom líder também coloca a mão na massa e faz seu melhor para o time ter um bom desempenho. Você já inspirou sua equipe hoje?

 

Lidere uma equipe de sucesso começando pela contratação dos melhores talentos com a Jobzi.

 

Jobzi Empresas

Para candidatos: Busque vagas aqui.


Comments are closed.