A maioria dos gestores sabe que as pessoas são o fator mais importante para a saúde de suas empresas. Se você está entre estes gestores, você está no caminho certo.

Mas não basta ter pessoas boas trabalhando com você. É necessário ter uma gestão estratégica dos seus Recursos Humanos. Isso se trata de conectar as pessoas da sua empresa às suas estratégias, objetivos e metas. O que você tem a ganhar com isso? Muito! Flexibilidade, inovação e vantagem sobre os concorrentes são alguns de seus benefícios.

Você sabe quais são os passos para implementar uma gestão estratégica de recursos humanos na sua empresa? Vamos lá.

Avaliar o potencial da equipe

Antes de pensar em contratar novos funcionários é muito importante você avaliar a equipe que possui hoje. Sabemos que, estrategicamente, realocar um funcionário é muito mais interessante e vantajoso do que substituí-lo. Compreendendo os talentos que você já possui à sua disposição e suas habilidades, é muito mais fácil entender aonde eles querem chegar na sua empresa e como você pode ajudá-los. Nessas horas o diálogo é essencial.

Levantamento da necessidade de novos colaboradores

Você descobriu que já possui pessoas ótimas ao seu redor. Mas de agora em diante, o que está em seu planejamento? É muito importante levantar o que você planeja, para saber se será necessário contratar novos colaboradores, e que funções eles desempenharão.

Contrate com qualidade

Sabemos que encontrar pessoas qualificadas já é difícil, e encontrar pessoas qualificadas e que se alinhem com seus valores é mais ainda. Para tudo é necessário um planejamento, e com RH não é diferente. Seu planejamento pode envolver uma estratégia de recrutamento em diferentes meios, ou você pode realizar um processo de recrutamento interno, realocando colaboradores. Também é interessante ter um banco de talentos com candidatos a possíveis oportunidades na sua empresa.

Ter um plano de desenvolvimento de talentos

Após avaliar a capacidade atual do seu RH, e compreender quem você precisa além das pessoas que sua equipe já possui, é preciso desenvolver talentos, seja para realocá-los ou para aprimorá-los. Desenvolver talentos é um dos pilares do RH estratégico, e ter um programa de treinamentos para colaboradores é uma ação que pode levar ótimos resultados à sua empresa.

Desenvolver estratégias de retenção de talentos

Você com certeza sabe que reter talentos é um dos papéis principais do RH. Por isso escrevi um artigo sobre isso há algum tempo, e você pode encontrá-lo aqui. O fato é que para manter seus colaboradores satisfeitos e com altas taxas de produtividade, você precisa de uma estratégia de retenção.

Acompanhamento e avaliação

Assim como todo bom planejamento, em RH a avaliação e acompanhamento também são essenciais. Criar métricas para medir os resultados das suas ações com o RH, e ter uma frequência de acompanhamento – geralmente mensal ou trimestral – é muito importante para saber o que está dando certo, e o que está dando errado. Desta forma você poderá se situar sobre quais serão seus próximos passos ou se algo precisará ser revisto.

Ter um RH estratégico te auxiliará a encontrar maneiras para desenvolver sua equipe e trazer o seu melhor para dentro da sua organização. Adotar uma postura estratégica no RH é necessário para que os funcionários ajudem a empresa a encontrar os melhores resultados possíveis.

Comece utilizando a melhor plataforma de Recrutamento & Seleção, e contrate os melhores colaboradores com a Jobzi.

Para candidatos: Busque vagas aqui.


Comments are closed.